tr

625 mil pessoas terão que devolver Auxílio Emergencial; saiba como consultar a lista

O Governo Federal enviou SMS a 625 mil brasileiros para cobrar a devolução do Auxílio Emergencial recebido de forma irregular. As mensagens estão sendo enviadas desde ontem e nesta terça-feira (30).

Receberam mensagens quem já havia sido notificado ao enviar declaração do Imposto de Renda 2021 e quem se cadastrou para ganhar o benefício sem atender às regras como receber outro tipo de benefício do governo (seguro-desemprego ou aposentadoria), quem apresentou renda incompatível ao programa ou possuía vínculo empregatício ao receber o benefício.

Quem se cadastrou para receber o benefício sem atender as exigências terá que devolver os valores para o governo federal. Um Darf (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) foi gerado com o valor a ser devolvido por cada cidadão.

Cuidados para não cair em golpe

O Ministério da Cidadania está enviando mensagens via SMS a quem deve devolver os valores, mas alerta para a ação de criminosos. Desta forma, é necessário prestar atenção na estrutura da mensagem.


O aviso têm o número do CPF do beneficiário e um link iniciado com gov.br. Se o SMS não for enviado pelos números 28041 ou 28042, não clique. Confira o teor das mensagens:


• Para quem recebeu fora das regras: “O CPF .456.789-* tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”;


• Para quem é beneficiário do Bolsa Família e recebeu fora das regras: “O NIS 456.789* tem parcelas a devolver do Auxílio Emergencial. Devolva todas as parcelas em gov.br/devolucaoae. Fraude denuncie em gov.br/falabrae”; • Para os chamados ExtraCad: “O CPF *.456.789- possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”;


• Para os públicos do Cadastro Único e do Bolsa Família com DARFs sem pagamento: “Consta DARF do Auxílio Emergencial em aberto no seu Imposto de Renda para o CPF *.456.789-**. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.