Com obras sendo executadas há 11 anos, o tão falado ou mau-falado Aquário do Pantanal finalmente será inaugurado na próxima segunda-feira (28) com um novo nome, Bioparque Pantanal, para não remeter a população a lembrança dos anos em que as obras ficaram paralisadas por suspeitas de corrupção e também por falta de vontade política para concluí-lo.
A construção do Aquário do Pantanal começou em maio de 2011 na gestão do ex-governador André Puccinelli e a previsão era que custasse R$ 84 milhões. Em 2019, o governador Reinaldo Azambuja anunciou a retomada da obra dentro do Programa “Obra inacabada Zero”, compromisso da sua primeira gestão. Porém, a entrega na prática será agora em 2022, com o custo final de R$ 230 milhões.
Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.É previsto que o local tenha 230 espécies de peixes.
Segundo o site do empreendimento, o Aquário do Pantanal foi idealizado para ser uma atração turística internacional, além de fomentar a pesquisa científica e de educação ambiental, estimular o desenvolvimento econômico regional e representar a biodiversidade aquática de Mato Grosso do Sul. A esperança agora é que com a inauguração, a obra dê o retorno financeiro esperado, através do fomento do turismo no estado.
Foto: Edemir Rodrigues/Portal MS