tr

Governo anuncia fim da emergência sanitária de Covid no Brasil

Marcelo Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou no último domingo (17) o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), devido à Covid-19.

“Graças à melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS temos hoje condições de anunciar o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional – a Espin”, disse o ministro em pronunciamento.

Queiroga ressaltou que com o fim da emergência por Covid “nenhuma política de saúde será interrompida”. E afirmou que a medida não significa o fim da Covid-19. “O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros em total respeito à constituição federal”, continuou.

Segundo Marcelo Queiroga, a decisão foi tomada por causa da melhora da situação epidemiológica, do aumento da cobertura vacinal e da capacidade de atendimento do SUS.

A deputada estadual por São Paulo, Janaína Paschoal (PRTB) usou suas redes sociais para comentar a notícia: “O fim do estado de emergência sanitária torna mais precária a exigência de passaporte de vacina, sobretudo para estudar e trabalhar! Autoridades que insistirem nesse arbítrio, inclusive questionando documentação médica, poderão incorrer em discriminação e constrangimento ilegal!”