tr

Eleições 2022: TSE suspende cancelamentos de títulos de eleitores

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, por unanimidade, uma resolução que suspende, para as Eleições Gerais de 2022, os efeitos dos cancelamentos de títulos eleitorais decorrentes da revisão do eleitorado. Com essa decisão os eleitores poderão votar normalmente no pleito de outubro. Um dos motivos é que o país ainda se encontra em pandemia de covid-19.

O presidente do TSE e relator ministro Edson Fachin, falou sobre a suspensão dos cancelamentos “a prorrogação da suspensão dos efeitos dos cancelamentos é necessária devido ao atual quadro sanitário; à relativa proximidade do período crítico para a força de trabalho nos cartórios eleitorais; e diante do prazo para que eleitoras e eleitores possam tirar, regularizar ou transferir o título, que vai até 4 de maio”, afirmou o ministro.

Em Mato Grosso do Sul, de 2019 a 2020, 28 municípios teve 107.189 inscrições eleitorais canceladas. Em 2020 os títulos voltaram a ser invalidados até 8 de fevereiro de 2022. No momento 16.937 eleitoras e eleitores haviam regularizado a situação no estado.