A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (13) evidencia uma forte resistência à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, com 55% dos brasileiros opinando que ele não merece um novo mandato. O levantamento também aponta que outros políticos do PT como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, têm menor potencial eleitoral, com 32% e 10% das intenções de voto, respectivamente.
Lula encontra seu maior suporte no Nordeste, onde 60% dos entrevistados afirmam que ele merece mais uma chance na Presidência, e entre cidadãos com renda de até dois salários mínimos e com educação até o ensino fundamental.
Enquanto isso, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece como segundo mais cotado, com 39% das intenções de voto. O instituto perguntou quem seria o melhor para enfrentar Lula, caso Bolsonaro não possa concorrer. Michele foi a mais citada, com 28%, seguida por Tarcísio, com 24%, Ratinho Junior (PSD), 10%; Romeu Zema (Novo), 7%; e Ronaldo Caiado (União), com 5%. Outros 26% não sabem ou não responderam.
A pesquisa, que capturou as opiniões de 2.045 brasileiros em todo o país, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e confiança de 95%, sugere um cenário eleitoral complexo para o líder do PT.