tr

Entenda a privatização dos Correios e Telégrafos

O Governo Federal decidiu vender 100% dos Correios e Telégrafos em leilão único. A declaração foi feita pelo secretário especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord. Porém o processo não é tão simples assim, primeiro é preciso efetuar estudos sobre se a privatização realmente será algo vantajoso para todas as partes.

Para colocar a empresa à venda é preciso provar que tirá-la das mãos do governo e passá-la para a iniciativa privada fará com que ela opere de maneira mais eficiente. Se haverá redução dos gastos do governo e se o serviço oferecido será de qualidade igual ou superior. Se após os estudos efetuados se decidir pela privatização total, ainda será necessário obter aprovação do Congresso para que a empresa seja mesmo colocada à venda.

O projeto de lei 591/2021 que trata da privatização dos Correios poderá ser votado ainda nesta semana na Câmara Federal. A proposta foi entregue ao Congresso em fevereiro pela equipe do presidente Jair Bolsonaro. Em abril, a Câmara dos Deputados aprovou em regime de urgência o projeto, sendo 280 votos favoráveis e 165 contrários.

Se aprovado, o projeto “autoriza que os serviços postais possam ser explorados pela iniciativa privada”.