da Redação
A população está cada vez mais engajada e participante na atual política. A participação social se tornou uma evolução da democracia em benefício de todos. Em 1988, a Constituição Federal também conhecida como Constituição Cidadã garantiu a participação da sociedade nas políticas públicas promovidas por diferentes meios. Vamos explicar quais são essas esferas de poder:
• Legislativo: através do voto direto, elegendo os seus representantes.
• Judiciário: participação em um júri popular para julgar crimes dolosos contra a vida.
• Executivo: ingresso em conselhos e comitês de políticas públicas. Os conselhos populares como as associações de bairro.
Há outras formas de participação social onde o cidadão pode ser mais ativo na política, as audiências públicas é um ótimo mecanismo já que à convocação de um tipo de reunião aberta em que os órgãos públicos envolvidos em conjunto com organizações da sociedade civil e a população possam debater propostas de políticas públicas.
Outra forma são as Ouvidorias Públicas que é um instrumento de comunicação entre poder público e sociedade civil. Neste canal os indivíduos podem realizar suas reclamações, sugestões, elogios ou simplesmente tirar suas dúvidas.
A participação social é fundamental para uma boa gestão pública, exerça sua cidadania! Ficou com alguma dúvida sobre este material, fale com a nossa equipe pelas redes sociais.