Assessoria de Imprensa
Nesta quinta-feira (5), a Comissão Especial da Câmara dos Deputados deverá votar a PEC 135/2019 (Proposta de Emenda Constitucional), que institui o voto democrático e a contagem pública dos votos nos processos eleitorais do Brasil. A votação é aguardada com muita expectativa pelos brasileiros e, caso seja aprovada, poderá ser implantada já nas eleições de 2022.
Defensor da transparência nas eleições, o Deputado Estadual Capitão Contar (PSL), que inclusive, já enviou através da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, uma Moção de apoio à tramitação e aprovação da PEC, pediu aos seus eleitores que cobrem os federais para que votem a favor da mudança.
“Os brasileiros já mostraram que apoiam o voto impresso e a contagem pública dos votos. A nossa expectativa é que os Deputados Federais da Comissão escutem a voz do povo e garantam esse direito de transparência nas eleições. Não existe retrocesso, a mudança traz segurança jurídica e moderniza o sistema atual. Não há qualquer razão para não apoiar, seja de direita, centro ou esquerda”, defende Capitão Contar
A PEC 135/2019, de autoria da Deputada Federal Bia Kicis, propõe acrescentar no § 12 ao art. 14, da Constituição Federal, a obrigatoriedade de expedição de cédulas físicas, conferidas pelo eleitor, a serem depositadas em urnas indevassáveis, para fins de auditoria, na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos.