Com a proximidade do período chuvoso em diversos locais do Brasil, a população deve redobrar os cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. É fundamental evitar o acúmulo de água parada, onde o inseto se prolifera.
Mesmo fora do período é importante manter a higiene e evitar água parada todos os dias, porque os ovos do Aedes aegypti podem sobreviver por um ano até encontrar as melhores condições para se desenvolver. Alguns cuidados básicos ajudam a evitar a proliferação da doença como: evitar água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas e outros recipientes. Limpar sempre as calhas dos canos, não jogar lixo em terrenos baldios, lavar bebedouros de animais pelo menos uma vez por semana entre outros.
Caso uma pessoa identifique um terreno baldio com lixo acumulado e objetos com água parada é preciso avisar uma autoridade competente, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa no telefone 0800 642 9782 ou ligar para prefeitura da cidade.