O Deputado Estadual Capitão Contar (PSL-MS) classificou como “deplorável” o áudio do Deputado Estadual Arthur do Val (Podemos-SP), no qual ele diz que mulheres ucranianas são “fáceis, porque elas são pobres” entre outras frases machistas e misóginas.
O episódio lamentável foi amplamente criticado neste fim de semana e o Deputado Capitão Contar chegou a pedir desculpas aos ucranianos devido ao constrangimento causado pelo Deputado de São Paulo. “Прошу вибачення перед українським народом за сумні слова бразильського депутата @arthurmoledoval . Ми в молитвах за Україну! #мир. Peço desculpas ao povo ucraniano pelas tristes palavras do deputado brasileiro @arthurmoledoval. Estamos em oração pela Ucrânia! #Paz” publicou Contar em suas redes sociais.
Nesta manhã, o Presidente Bolsonaro (PL) também se manifestou durante entrevista, “Um deputado estadual de São Paulo, vai à Ucrânia, um País que está em guerra, uma situação um pouco semelhante à Venezuela, e vai lá pra dizer que as mulheres pobres são fáceis. É uma coisa terrível”.
A ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, solicitou a cassação do deputado estadual Arthur do Val e também repudiou as declarações do parlamentar: “Não ficará sem resposta! Este comportamento não é compatível com a de um representante do povo. Pediremos sua cassação imediata!”.