tr

Brasil assume comando do bloco Mercosul

da Redação

Na última quinta-feira (8), bloco que reúne os países da Argentina, Uruguai, Paraguai além do Brasil oficializou a troca de comando do Mercosul. Nos próximos seis meses o Brasil estará no comando da presidência pro-tempore (sazonal) do Mercosul substituindo a Argentina que presidia o Bloco.

O presidente Bolsonaro participou da cerimônia e defendeu uma gestão mais moderna e pautada em resultados, como a diminuição da tarifa externa comum no bloco e a possibilidade de que membros do Mercosul negociem acordos individuais. “O semestre que encerramos deixou de corresponder às expectativas e necessidade de modernização do Mercosul. Deveríamos ter apresentado resultados concretos nos dois temas que mais mobilizam nossos esforços recentes: a revisão da tarifa externa comum e a flexibilidade para negociação comerciais com parceiros externos”, afirmou Bolsonaro.

O Uruguai chegou a propor em abril mudanças nas regras do bloco, para que os países possam negociar sozinhos, com países que não são do Mercosul. O país assegurou contar com o apoio do Brasil, já o Paraguai coincidiu com a posição da Argentina de não mudar as regras. Porém, na última quarta-feira (7), o governo do Uruguai anunciou que vai iniciar negociações com países de fora do bloco.