A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), em dois turnos de votação, uma Proposta de Emenda à Constituição que perdoa a dívida das siglas que não cumpriram as regras eleitorais para cotas de mulheres e negros, conhecida como PEC da Anistia Partidária. A maioria da bancada federal de Mato Grosso do Sul votou a favor da proposta.
Em primeiro turno, a proposta teve 344 votos a favor; no segundo turno, foram 338 votos sim. Entre os deputados federais candidatos à Prefeitura de Campo Grande, Camila Jara (PT) foi favorável à PEC, enquanto Beto Pereira (PSDB) não votou. Votaram contra a proposta, Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL.
O texto, que é uma mudança constitucional, precisava ser aprovado por um mínimo de 308 deputados, em duas votações. Na primeira, foram 344 votos favoráveis, 89 contrários e 4 abstenções. Na segunda votação, foram 338 votos favoráveis e 83 contrários, com 4 abstenções.
Agora, a análise segue para o Senado, que também precisa aprová-lo em duas votações, com mínimo de 49 votos dos 81 senadores.