O deputado Capitão Contar (PRTB) pediu destaque em duas Moções de Congratulação apresentadas pelo deputado Amarildo Cruz. Uma moção objetiva parabenizar as ações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra as manifestações populares que acontecem em todo o Brasil, inclusive, em Mato Grosso do Sul em protesto à eleição do ex-presidiário Lula da Silva, através de um processo eleitoral que levanta dúvidas de irregularidades.
A outra moção apresentada pelo Deputado Amarildo Cruz é no intuito de parabenizar o Promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri pelas providências tomadas com vistas a apurar qualquer irregularidade, como bloqueios ou ocupação de vias, cometida pela população durante as manifestações democráticas.
“A minha solicitação não é nada contra a pessoa do promotor ou contra a instituição, mas em razão da justificativa apresentada nessas Moções pelo deputado. Apenas solicito destaque para votar contrário, presidente”. Declarou Capitão Contar.
Na justificativa da Moção ao TSE o texto diz, “A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, por iniciativa do Deputado Amarildo Cruz, em nome de seus pares e do povo sul-mato-grossense, vem ofertar o devido reconhecimento pelas ações adotadas em face da indecorosa e criminosa escalada de ações contra as Instituições Democráticas de Direito no Brasil”. Em outro trecho, o autor diz que as manifestações são atos antidemocráticos.
Votaram com Capitão Contar contra a Moção ao TSE, os deputados: João Henrique Catan e Evander Vendramini. E, com o Capitão e contra a segunda Moção, o deputado João Henrique Catan.