Com a chegada de janeiro vem as metas e as temidas despesas de início de ano. Esse período do ano é muito conhecido por comprometer o orçamento dos brasileiros. Afinal é marcada pelo pagamento de vários impostos, como IPVA, IPTU, além de outros gastos como comprar de material escolar, matrículas da escola, etc.
Por isso é preciso planejar as finanças, pode parecer difícil, mas com organização, esse processo se torna bem simples.Ficou interessado? Nesse texto, mostraremos algumas dicas de como organizar o pagamento das despesas de início de ano para ficar longe das dívidas.
Mapeie as despesas
Faça uma lista com todas as despesas, tente registrar os valores de cada um dos gastos, mesmo que seja uma quantia estimada.
Monte uma reserva
Uma boa dica para conseguir organizar o pagamento do começo do ano é poupar um pouco de dinheiro durante todo o ano, além de ter atenção com os gastos excessivos. Logo, é essencial ter uma reserva de emergência, ou seja, é bom economizar, ainda que seja um pouquinho, durante os meses do ano.
Aproveite o 13º salário
Se você é trabalhador com carteira assinada (CLT), então é provável que tenha recebido o benefício do 13º salário em dezembro. Logo, se você economizou essa grana extra poderá quitar as contas do começo de ano.
Tente pagar as contas à vista
Quitar as contas à vista é uma boa alternativa. Isso porque elas podem ter desconto e acabar compensando o dinheiro economizado. IPVA e IPTU, por exemplo, sempre recebem uma redução no pagamento feito à vista. Assim, em tal situação, vale a pena passar algumas contas com desconto na frente e parcelar as que não costumam cobrar juros.
Economize e se planeje ao longo do ano
Quer ter um dinheiro sobrando para conseguir pagar as contas em dia e viver de modo mais tranquilo? Então, não se esqueça de colocar em prática as nossas dicas, viu? Além de passar pelo mês de janeiro sem aperto, você terá uma condição melhor para realizar os seus sonhos.