A Justiça Eleitoral já começou a convocar cidadãos para compor time de mesários que devem atuar nas eleições de outubro deste ano. Mas sabia que você pode ser mesário voluntário e receber vários benefícios por isso. Para atuar na função no dia da eleição é preciso ser maior de 18 anos e alfabetizado, não ser membro de diretório de partido, autoridade e agente policial.
Os servidores que pertencem ao serviço eleitoral, assim como os candidatos e seus parentes até o segundo grau também são impedidos de trabalhar como mesários.
Benefícios e vantagens
O mesário tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e de treinamento, sem perder o salário. As folgas devem ser negociadas com o empregador da época da prestação do trabalho como mesário. E auxílio-alimentação, atualmente no valor de R$40,00 (quarenta reais).
Em caso de empate em concurso público, por exemplo, o mesário pode ter vantagem, se o edital previr esse critério. E se ele estiver na universidade, pode validar o serviço como horas complementares, a depender do convênio/acordo firmado entre o TRE com as faculdades e universidades.
Como ser um mesário?
Se você quer se voluntariar:
• Acesse a página: https://www.tre-ms.jus.br/eleitor/mesario-voluntario/inscricao-mesario-voluntario
• Ou faça seu cadastro pelo aplicativo E-Título;
• Ou entre em contato com o cartório eleitoral em que está inscrito como eleitor.