O anúncio da desobrigação do uso de máscaras em Mato Grosso do Sul, não foi uma grande surpresa para a população, já que o assunto vinha sendo discutido pelas autoridades públicas. Em outubro de 2021, o comitê gestor do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) anunciou que estudos estavam sendo realizados no sentido de liberar a obrigatoriedade do uso.
O anúncio da liberação do uso de máscaras em Mato Grosso do Sul foi divulgado na quarta-feira (9). Para tomar a decisão foram levados em consideração a queda acelerada no número de mortes e internações por Covid-19 e o fato da população estar mais de 80% vacinada no estado. Desde 22 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso do Sul obrigava o uso de máscaras de proteção facial em todos os municípios, como forma de reduzir danos da pandemia.
O boletim epidemiológico da Covid- 19 da quinta-feira (10) mostra que a decisão foi fundamentada em números e reforça a assertividade da nova medida da gestão estadual. Segundo dados, esta quinta-feira foram registrados 7 óbitos e mais 815 novos casos, nos últimos 7 dias, a média é de 1.060.
Os municípios com mais casos são: Dourados (259), Ivinhema (175), Maracaju (53), Campo Grande (45), Sonora (37), Ladário (22) e Santa Rita do Rio Pardo (22). Os óbitos deste último boletim são de pessoas entre 70 a 97 anos, apenas dois deles sem nenhuma comorbidade. As mortes aconteceram em Ponta Porã, Eldorado, Anastácio, Paranhos, Aparecida do Taboado, cada um registrou 1 óbito, e Nova Andradina (2).
Segundo o decreto publicado na última quinta-feira (10), o uso de máscara de proteção individual é facultativo em qualquer ambiente de circulação pública, aberto ou fechado, no território sul-mato-grossense. No entanto, o decreto não exclui a competência dos municípios para estabelecer medidas mais restritivas quanto ao uso de máscara de proteção individual em seus territórios.
A Prefeitura de Campo Grande publicou novo decreto nesta sexta-feira (11) desobrigando o uso de máscaras em locais abertos. O uso em locais fechados, no entanto, continua obrigatório. “Fica liberado o uso de máscaras faciais ao ar livre no município de Campo Grande, permanecendo a obrigatoriedade nos ambientes fechados”. Importante destacar, que mesmo após a liberação da obrigatoriedade, quem achar mais seguro, poderá continuar a usar máscaras.