A promotora do Ministério Público Estadual, Lia Paim, abriu dois procedimentos preparatórios para investigar denúncias de irregularidades no Município de Porto Murtinho, administrado por Nelson Cintra (PSDB).
O primeiro procedimento tem por finalidade apurar informações sobre possíveis irregularidades e ilegalidades em procedimento de doação de unidades habitacionais pelo Poder Executivo de Porto Murtinho-MS”.
Segundo denúncia, em uma entrevista a um programa de rádio, o prefeito teria declarado que beneficiou uma moradora com uma casa popular. O prefeito nega, alegando que a declaração foi desvirtuada, visto que gostaria de dizer que, enquanto prefeito não se utilizou de suas posições para excluir a esposa de um morador na seleção de casas de programas habitacionais, mesmo sofrendo “perseguições injustas e inverídicas” do morador.
Um segundo inquérito tem por objetivo apurar possível utilização ilegal de verbas e veículos oficiais do Município de Porto Murtinho, para fins particulares, por parte de servidores públicos e seus familiares.
Este segundo inquérito foi colocado em sigilo pela promotora, ainda que informe, na publicação do diário oficial, que o processo está disponível no site do MPE.