tr

Novo programa social deve atender 17 milhões de brasileiros

da Redação

O Governo Federal deve anunciar hoje (19) o novo valor do Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família em novembro deste ano. O ministro da Cidadania, João Roma afirmou em entrevista ao programa Brasil em Pauta, que o benefício vai interligar ferramentas do Estado e integrar políticas públicas para a população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

O que diferencia os dois benefícios é que o Auxílio Brasil irá capacitar os beneficiários para o mercado de trabalho, contando com o apoio do Sistema S. O programa também trará mecanismos para proteção da primeira infância e de segurança alimentar com o aperfeiçoamento de iniciativas já existentes como o Criança Feliz e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com o objetivo de estimular as pessoas a se reinserir no mercado de trabalho, o beneficiário que se empregar neste período irá receber o auxílio por até dois anos. A ideia é que o valor possa ser reajustado, passando dos atuais R$ 190 para cerca de R$ 400. O programa atualmente contempla cerca de 14 milhões de famílias podendo atender cerca de 17 milhões de brasileiros.