tr

Os números de emergência que você precisa saber e quando usá-los

Quando nos deparamos com uma situação de urgência, o resgate pode vir pelo telefone. Mas você sabe quais números discar e em quais situações? Continue lendo que nós do Vem Pra Missão vamos te dizer o que você precisa saber.

Polícia Militar (190)

O trabalho da polícia é garantir a segurança da população, a ordem pública e o cumprimento das leis. Sempre que sofrer ou presenciar algum crime que represente riscos para as pessoas, como assaltos, roubos ou agressões.

A PM pode ser acionada em casos de perturbação da ordem pública, uma festa com som alto, que incomode a vizinhança tarde da noite.

Samu (192)

Nos casos de emergências médicas, o mais indicado é acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência. O SAMU conta com ambulâncias equipadas e equipe médica qualificada para prestar os atendimentos de emergências o mais rápido possível. Basta ligar para o número 192 e relatar o ocorrido, que uma ambulância será encaminhada até o local.

Bombeiros (193)

Grande parte dos acidentes que representam riscos para as pessoas podem ser amenizadas com o socorro imediato do Corpo de Bombeiros. Situações como: resgate de pessoas ou animais; inundação e desabamento; incêndio; afogamento; acidente com animal peçonhento entre outros.

Defesa Civil (199)

A Defesa Civil é o órgão responsável pelo resgate e prevenção de tragédias naturais. É ela quem vai precaver, socorrer, assistir e ajudar na recuperação da população. Entre as suas responsabilidades está coordenar o trabalho do Corpo de Bombeiros e equipes médicas.

Direitos Humanos (100)

Muito conhecido como Disque 100, esse número é destinado para receber denúncias que violem os direitos humanos, como violência, abuso sexual, agressões físicas ou psicológicas e etc.

Procon (151)

O Procon (Divisão de Defesa do Consumidor) é o órgão capaz de garantir a proteção dos direitos do consumidor.

Ficou com alguma dúvida? Mande sua pergunta no Instagram @vempramissao