Nesta sexta-feira (1) encerra o período da janela partidária (período em que deputadas e deputados federais, estaduais e distritais poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato).
Já no sábado (2), faltando exatamente seis meses para as eleições, marcadas para o dia 2 de outubro, termina o prazo para a desincompatibilização de quem pretende concorrer na eleição e ocupa cargo público; e também é a data limite para que todas as eventuais candidatas e candidatos estejam com a filiação deferida pelo partido político pelo qual pretendem concorrer.
Ainda no dia 2 de abril vence o prazo para que os partidos políticos que pretendem lançar candidaturas tenham obtido o registro dos estatutos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Esse também é o dia-limite para que candidatas e candidatos confirmem o domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições.
Com base nessas informações, quem quiser se filiar a algum partido precisa correr, pois o prazo termina neste sábado. Para se filiar a pessoa irá precisar dos documentos pessoais, título de eleitor e comprovante de residência.
Alguns partidos políticos estão fazendo um esforço a mais com plantões de filiação. É o caso, por exemplo, do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) em Mato Grosso do Sul. Durante toda essa sexta-feira (1) e sábado, a legenda estará esperando os interessados em entrar para o partido. Segundo a organização, será possível se filiar ao PRTB nos dois dias, das 9h às 19h.
Fonte: com informações TSE e equipe do PRTB