tr

Vídeo mostra crianças com desnutrição grave no território Yanomani mesmo com Lula decretando emergência

Está circulando nas redes sociais vídeos onde mostram crianças Yanomani desnutridas um ano após anúncio de emergência do governo Lula. Os registros são fortes e denunciam que, mesmo um ano após o governo Lula decretar emergência de saúde pública na região, o retrato ainda é de fome, doenças e mortes.

Em janeiro de 2023, o governo Lula, expôs a situação no território e decretou emergência de saúde pública e deflagrou uma série de operações para garantir assistência aos indígenas e conter o garimpo ilegal. Na avaliação do Ministério Público Federal e de lideranças indígenas, a União conseguiu dar uma resposta de emergência, mas não avançou o suficiente, e o cenário devastador segue o mesmo.

O presidente Lula chegou a fazer uma reunião com ministros na terça-feira (9) para avaliar as ações tomadas e definir novas medidas. Ficou determinado que a presença das Forças Armadas e da Polícia Federal será permanente na região. A Casa Civil anunciou ainda investimentos de R$ 1,2 bilhão para “ações estruturantes” em 2024.

O Ministério da Saúde atribuiu a situação à “desassistência e desmonte das políticas de saúde indígena” . O Ministério dos Povos Indígenas confirmou a ampliação de unidades de saúde e o envio de agentes de saúde ao território. O Ministério da Defesa citou o apoio logístico das Forças Armadas na distribuição de toneladas de alimentos e materiais de apoio, além da realização de evacuações aeromédicas e a prisão de suspeitos de garimpo.